domingo, 16 de setembro de 2012

Casa Batllò

Com uma fantástica combinação de cores e volumes, e de vidros e cerâmica, a Casa Batllò representa outras das mais famosas e fascinantes criações de Gaudí

Além de uma imponente chaminé, a casa ainda surpreende por seu interior marcado por uma verdadeira obra de arte arquitetônica, fortemente inspirada pela natureza.



Sagrada Família


Ponto turístico mais simbólico e visitado de Barcelona, a Sagrada Família representa uma síntese da teoria e da prática de Gaudí. Com construção iniciada em 1882, a obra segue inacabada, com previsão de finalização – através do plano geral e dos desenhos deixados pelo arquiteto – para cerca do ano de 2030. Uma verdadeira obra-prima, repleta de nuances e simbologias, tornando o local um ponto turístico imperdível. 

Centro de saúde e lazer de Mario Botta

O Centro de saúde e lazer, Suíça, 2006, do arquiteto Mario Botta, e um anexo do Tschuggen Grand Hotel. Para levar luz natural aos quatro andares do spa, foram construídas na cobertura nove estruturas de vidro que se assemelham a gomos de laranja, as chamadas "arvores luminosas". Em seu interior ha piscinas, sauna e sala de meditação. Mario Botta criou também uma "caverna" em que o visitante, apos passar uma cortina d'água, experimenta diversas sensações térmicas, como a da chuva de verão, tempestade de inverno ou neblina.


Villa Savoye


A Villa Savoye, obra do arquiteto franco-suíço Le Corbusier, é uma residência projetada e construída entre 1928-29 em Poissy, na região parisiense. Foi originalmente edificada para ser uma residência de fim de semana para um casal com um filho, residente em Paris. Representa um momento de síntese na obra de Le Corbusier, quando pela primeira vez o arquiteto teve a possibilidade de concretizar integralmente suas proposições apresentadas nos cinco pontos para uma nova arquitetura.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Catedral da ressurreição




A Catedral da Ressureição foi construída entre 1992 e 1995 pelo arquiteto suíço Mario Botta.
O seu custo foi 13 milhões de euros.
Tem a forma de um cilindro truncado com 38 m de diâmetro culminante a 34 m. Os muros são recobertos por 800.000 tijolos que formam desenhos geométricos. O cimo é coroado por vinte e quatro tílias símbolos de vida. O campanário metálico pendurado no cimo carrega cinco sinos. A catedral encontra-se unida a um conjunto de edifícios cuja forma se parece com um  claustro. A nave é um cilindro vertical de 29 m de diâmetro revestida de tijolos. O solo é coberto de granito preto. O espaço envidraçado entre o tecto e as paredes permite uma iluminação natural vertical.