terça-feira, 28 de agosto de 2012

Shopping na China é coberto com telhado verde e ainda tem 4 casas




A cidade de Zhuzhou, em Hunan, na China está tomando a idéia de telhados verdes para as novas construções. Um shopping center coberto com um telhado vivo, exuberante e com quatro casas! 

As casas em cima do Jiutian Square Mall Internacional estão destinados a funcionar como escritórios para funcionários dos shopping, e apresentam uma possibilidade intrigante para áreas urbanas em busca de oferecer aos moradores mais espaço verde.

Os telhados verdes servem como uma forma de minimizar os impactos calor urbano, que assola muitas cidades. A idéia é que a introdução dos telhados verdes vai ajudar a esfriar áreas urbanas que são consideravelmente mais quente do que áreas rurais próximas. Essas moradias no telhado marcam uma conquista para Zhuzhou.

As quatro casas de dois andares que ocupam o telhado do shopping de cinco andares são posicionados em cantos opostos do telhado e são cerca de 500 metros quadrados de tamanho.

Este conjunto habitacional inovador nos telhados, demonstra a capacidade de alavancar o setor imobiliário existente em locais onde nova propriedade é escasso e caro.


Fontes: Inhabitat, China Daily e io9

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A maior casa na árvore do mundo





Suportada por 6 carvalhos centenários, o mais alto com cerca de 25 m de altura, a “casa na árvore do pastor” assim conhecida pelo fato do seu criador ser pastor numa congregação local, é considerada a maior casa na árvore do mundo.

Horace Burgess construiu a enorme estrutura de madeira, com altura de 10 pisos, ao longo de 19 anos.

As 80 divisões, capela e campo de basquetebol, entre outras, que implicaram, na sua construção e constante remodelação, várias toneladas de madeira e cerca de 250 mil pregos.

A maior parte do material é proveniente de reciclagem ou reutilização, sendo também utilizada madeira de menor qualidade estética. Esta opção reduziu os custos de construção para uns baixíssimos $12.000,00.

Informações: The Huffington Post e NY Daily News

A arte de garimpar


Ele comprou algumas madeiras aqui, encontrou cerâmicas coloridas ali e diversos itens especiais por todos os lados. Por onde passava não perdia tempo e ficava de olhos bem atentos para encontrar os materiais de demolição que melhor se encaixavam no seu projeto dos sonhos. Assim foi a rotina do arquiteto Hélio Pellegrino, do Rio de Janeiro, RJ, durante a construção da própria casa, que possui 1.200 m². "É preciso ter paciência e dedicação para não perder os detalhes, pois há diversos itens encantadores", diz. 

A edificação fica em meio à natureza - um verdadeiro presente para os olhos. Para aproveitar essa característica, o profissional planejou amplos panos de vidro em todos os ambientes. "A floresta do entorno é uma pintura. Meu objetivo era desenvolver uma casa transparente, fazê-la ficar invisível e enaltecer a paisagem ao redor", comenta. 

Durante o dia, os espaços ficam completamente iluminados (não é preciso acender as luzes!). Quando anoitece, basta fechar as cortinas para garantir privacidade. "É um privilégio morar por aqui e ter contato com o verde, o que é tão difícil na atualidade", ressalta. Durante a construção, ele manteve as árvores e respeitou as características do lote. "Nós somos o Planeta. Precisamos conservar cada folha para garantir um futuro melhor para todos".


OS ELEITOS

A maioria dos componentes da casa é material de demolição. A começar pela estrutura, formada por tubos de resfriamento que vieram de uma indústria. "Eles são resistentes e não pesaram no bolso", comenta.

Portas e janelas de todos os cômodos são de antigas construções do Rio de Janeiro. "Além de apresentarem durabilidade garantida, o custo é acessível. Economizei muito com essa escolha", afirma Pellegrino. O madeiramento do telhado é de peroba do campo, que foi reaproveitada de outros projetos. "O mesmo material foi usado no forro e veio de casas do Sul do Brasil", diz. 

Há sustentabilidade até no piso, pois os materiais eleitos são cimento queimado e cacos de cerâmica garimpados em lojas especializadas em demolição. No estar as escolhidas foram pedras antes usadas em indústrias cariocas. "Vale apostar nessa ideia, pois uma obra nova desperdiça 40% de material. O sistema de consumo incentiva esse cenário", comenta. O cuidado com o meio ambiente chegou até a área de lazer. A piscina foi revestida com pedras naturais recicladas e é ideal para aproveitar os dias de calor da capital carioca. 


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Selgas Cano é o escritório de arquitetura mais lindo do mundo!!!

A empresa de arquitetura Selgas Cano criou seu próprio escritório no meio da floresta perto de Madrid. O escritório que tem forma de túnel tem uma  janela curvada feita de acrílico virada para norte. A parede, voltada o sul, oferece sombra para as áreas úteis. O escritório tem um sistema de roldana em uma extremidade do túnel, que permite vários graus de ventilação natural.








Ameei!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

;D



Thought Provoking – Wood Carved, Spiral Staircase, Peles Castle, Romania


Modern: Solid + transparent

Casa de Pedra

oi oi gente :)


estava pensando no que postar e lembrei que minha mãe mora do lado da Casa de Pedra em Jacaraípe - Serra, então resolvi pesquisar mais sobre ela e postar ! :)

A"Casa de Pedra" foi construída com rochas recolhidas dos arrecifes e dos morros próximos a Jacaraípe pelo artista plástico Neusso. Diariamente funciona como galeria de arte e residência do artista, suas obras estão em exposição permanente. A casa é feita pedras e madeira com uma árvore ao centro de sustentação da estrutura.





aqui está o link pra mais informações ;) http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3868226-EI238,00.html


Até a próxima... =*


 

sábado, 11 de agosto de 2012


Hoje vou falar das placas ecotop !!!

Elas são para vedação de áreas molhadas feita com painéis produzidos a partir de materiais 100% reciclados. São compostos por 25% de alumínio e 75% de plástico provenientes de tubos de creme dental, material de difícil degradação na natureza, e seus processos de fabricação não geram nenhum tipo de efluentes ou poluentes atmosféricos. Possuem alta resistência, grande durabilidade e geram isolamento termo acústico.
=)) 

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Primeiro post !! // Tijolo Ecológico.

Primeiro post galera!!!

O que eu acho muito interessante nesse nosso "meio", são as técnicas sustentáveis!E pra iniciar, hoje vou falar apenas de uma, que é o Tijolo Ecológico ... 


É um bloco composto de terra, cimento e água prensados, os tijolos de solo-cimento constituem uma alternativa mais sustentável para a construção em alvenaria. Esses elementos, após pequeno período de cura, garantem resistência à compressão simples similar à dos tijolos maciços e blocos cerâmicos.


Em relação a um tijolo convencional apresenta uma série de vantagens:

  • Fabricado sem a queima, evita a emissão de CO²;
  • Redução na duração da obra;
  • O custo final da obra pode ser reduzido cerca de 20%;
  • Podem, em geral, ser produzidos com o próprio solo local e no canteiro de obras, reduzindo ou evitando o custo de transporte;
  • A regularidade de suas formas requer argamassa de assentamento de espessura mínima e uniforme;
  • Podem dispensar o uso de revestimento, desde que protegidos da ação direta da água, sendo, portando, recomendáveis para paredes com tijolos à vista;
  • Aceita aplicação de reboco, pintura, gesso, etc, diretamente sobre o tijolo;
  • Utilizam basicamente mão-de-obra não especializada.
  • Devido aos furos internos possui propriedades termo acústicas;
  • Permite o embutimento de tubulações elétrica e hidráulicas, evitando a quebra de paredes e desperdício de material.

Então é isso... até a próxima! =)